Quando falamos de saúde bucal, não são apenas os dentes que importam, a gengiva também deve ser bem cuidada, pois facilmente pode ocorrer uma inflamação e infecção chamada gengivite, que se não for tratada, se desenvolve para um periodontite, que é a principal causa de perda de dentes em adultos.
As placas bacterianas que facilmente se acumulam entre os dentes facilmente desenvolvem um abscesso dentário, destruindo os tecidos e os ossos que cercam os dentes, deixando-os moles. Essa doença é comum, porém é possível ser prevenida e tratada.
O tratamento consiste em reduzir a inflamação e tratar as causas do problema. O primeiro passo é fazer a limpeza para remover o acúmulo de placa e tártaro e após a limpeza profissional, o paciente deve manter a boa higiene bucal em casa. Em casos mais graves pode ser necessária a intervenção cirúrgica para retirar as bactérias que estão mais profundas nas gengivas, caso tenha algum dente mole, o dentista poderá colocar um suporte ou fazer a remoção do dente, a fim de impedir que a infecção se espalhe.
É necessário ficar atento a sua boca, pois os sintomas da periodontite são similares ao da gengivite:
- Mau hálito;
- Gengivas com coloração viva ou arroxeada;
- Gengivas brilhantes;
- Sangramento na gengiva;
- Sensibilidade ao toque;
- Dentes soltos;
- Gengiva inchada.
Ao perceber algum desses sintomas, procure o seu dentista, pois o quanto antes o tratamento for iniciado, menos invasivo e melhor o resultado será.
Fonte: Grupo Qualidade em Saúde