ODONTOLOGIA MIOFUNCIONAL

odontologia miofuncional
11 mar 2021

ODONTOLOGIA MIOFUNCIONAL

A Odontologia Miofuncional é uma filosofia de tratamento que atua na reeducação da musculatura facial e mastigatória, corrigindo os hábitos orais incorretos (conhecidos como maus hábitos miofuncionais) como respiração bucal, deglutição atípica e posicionamento incorreto da língua. Além disto, direciona o crescimento e o desenvolvimento correto das estruturas do complexo crânio-cérvico-mandibular e auxilia no alinhamento e nivelamento dos dentes em pacientes de todas as idades.

Estes maus hábitos miofuncionais, quando não corrigidos, podem contribuir para um desenvolvimento incorreto dos maxilares, falta de alinhamento dentário, ronco, apnéia e bruxismo, tanto em crianças quanto em adultos.

O tratamento envolve o uso de aparelhos intra-orais removíveis, feito de material flexível que são utilizados durante 1-2 horas por dia e durante à noite enquanto dorme. Além disso, atividades devem ser realizadas duas vezes ao dia em conjunto com o uso do aparelho, elas consistem em uma série de exercícios de respiração, língua, deglutição, lábio e bochecha.

A chave para este tratamento é corrigir a posição e função da língua, obtendo respiração nasal e treinando os músculos orais para trabalharem da forma correta.

Aparelhos ortodônticos ainda são a melhor maneira de alinhar os dentes. Contudo eles não resolvem a causa dos dentes tortos. Se os maus hábitos miofuncionais não forem corrigidos, o tempo de tratamento pode aumentar e a estabilidade do resultado após o tratamento pode diminuir, os dentes podem voltar a entortar, mesmo com o uso das melhores contenções, por isso é importante a correção destes maus hábitos, antes da alta do tratamento ortodôntico.

Deixe um comentário

×